Páginas

Marcadores

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bullying

O que é bullying? É o termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, praticado por um valentão ou por um grupo de pessoas.

O bullying pode ser considerado uma forma de preconceito camuflado, embora às vezes ele dê as caras e mostra sua face para a sociedade, sendo assim discutido por alguns dias.
        
Nas escolas é até comum você ver atos de bullying, em todas as escolas sempre se vê um aluno separado do grupo, triste, solitário sem saber o porquê está sendo rejeitado pela maioria, ou aquele que está sendo alvo de boatos maldosos ou pior, aquele que está sendo agredido verbalmente e fisicamente, isso tudo acontece em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente.
    
Há casos extremos de bullying, como o do aluno do oitavo ano Curtis Taylor que era alvo de bullying há três anos, sendo espancado no vestiário, sendo sujo com achocolatado e tendo seus pertences vandalizados. Tudo isso acabou quando ele se matou aos 15 anos de idade  na frente da sua professora e de seus colegas de classe.
        
Essa é só mais uma face do preconceito que tem várias e várias faces e formas...
        
 Tipos de bullying:

Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.

Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.

Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os

Espalhar rumores negativos sobre a vítima.

Depreciar a vítima sem qualquer motivo.

Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.

Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.

Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.

Isolamento social da vítima.

Criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc.

Chantagem.

Expressões ameaçadoras.

Grafitagem depreciativa.

Obs. O bullying é uma forma ridícula de discriminar o mais fraco, fazendo assim com que a pessoa sofra danos irreversíveis para sua vida.

Nenhum comentário: