Páginas

Marcadores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A competição como Fator de Organização da Sociedade, suas Virtudes e seus Defeitos

É inegável que a competição se faz presente em nossas vidas, para todos os lados que olharmos lá vai estar, nos jogos, no trabalho, no dia a dia, enfim... A competição faz parte de nossas vidas, porém até onde ela pode nos prejudicar? Até onde ela pode nos favorecer?

Como um velho ditado diz “Tudo que sobe desce”, então tudo que tem seu lado bom tem seu lado ruim, não seria diferente da competição que há em nossa sociedade, desde que o mundo foi popularizado.

Usando o exemplo de uma empresa, existe muita competição no meio de trabalho, primeiro para você conseguir uma vaga, você tem que se apresentar muito bem, ter um bom currículo, se diferenciar da maioria. Quando é contratado a competição continua, sempre um vai querer superar o outro, querer fazer mais que o outro para quem sabe, ser recompensado. O dono desta empresa está feliz da vida, pois seus funcionários estão trabalhando como nunca afim de mostrar mais serviço que o outro.

Existe também o fator negativo da competitividade que vai desde um feito não dar certo até a saúde psicológica do indivíduo. As pessoas tem o péssimo hábito de atingir o sucesso, diretamente ou indiretamente, pelo fracasso das outras. Um bom exemplo é que na maioria das empresas existem os funcionários do mês, eles certamente não vão querer perder o posto, com isso cria-se uma competição enorme, em busca de querer manter o posto, podendo até desmerecer o trabalho dos outros para sair sempre triunfal.

Dessa forma, a competição faz parte da natureza humana. E a prova mais cabal disso são os animais que brigam, às vezes até a morte pela liderança do bando. Encontrar formas de equilibrar essa competição no meio social é o ideal. Agir de acordo com seus princípios éticos e morais é a base de uma competição saudável.

Um comentário:

Pedrasnuas disse...

OBRIGADA PELA VISITA MAS EU PRIMEIRO QUERO SABER O QUE É UM BANNER? E QUAL O INTERESSE EM COLOCAR NO MEU BLOGUE?
PEÇO DESCULPA MAS NÃO DOMINO ESTA LINGUAGEM POR ISSO PEÇO ESCLARECIMENTOS...CERTO?