Páginas

Marcadores

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Televisão Forma, Informa ou Deforma

Desde que foi criada, a televisão é o centro das atenções, sendo usada por milhões e até mesmo por bilhões de pessoas no mundo todo, não importa o quanto se é pobre, a televisão é um aparato acessível a todos.

Embora tenha grande utilidade, principalmente para informar, tem grande influência sobre a população, podendo fazer com que as pessoas acreditem que um indivíduo é bom fazendo apenas algumas edições de imagens ou o contrário, pode fazer com que as pessoas acreditem no que ela quiser que elas acreditem e é ai que mora o perigo. Se cair em mãos erradas pode se tornar uma grande arma.

Hoje, em 2010, a televisão não mudou muita coisa, obviamente se modernizou, se adaptou aos novos padrões, porém o que realmente mudou foi o grau de persuasão e de manipulação sobre a sociedade, nunca a televisão dominou tanto as pessoas como agora, em meio a tantos acontecimentos políticos e econômicos a sociedade parece uma marionete, onde a aristocracia domina e reina sem que os menos favorecidos possam se pronunciar ou se quer serem vistos.

Ainda convém lembrar que a televisão é o principal meio de comunicação existente e que o Brasil tem uma das melhores programações de TV aberta do Mundo, e mesmo assim ficam devendo, em diversos horários podemos ver a mediocridade dos empresários que só se importam com a audiência, e qualidade... Nada. Não é para menos, se não tiver audiência não tem patrocínio e sem patrocínio não tem dinheiro, mas por que só os programas de baixaria ou os Reality show dão audiência? Porque as pessoas gostam disso!

Dessa forma, as pessoas tem o poder. Com o controle remoto podemos fazer uma triagem do que vamos assistir, do que realmente é importante e merece audiência. Cada um utiliza a TV da maneira que achar melhor, mas se ninguém parar para pensar nisso as coisas vão acontecendo e ninguém percebe.

Nenhum comentário: