Páginas

Marcadores

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Copa do mundo, Patriotismo ou Hipocrisia

É de conhecimento geral que o Brasil é o país do futebol ou pelo menos um dos que mais gosta de futebol, sendo assim, no período de quatro em quatro anos temos a copa do mundo; Um dos maiores eventos do mundo que reúne milhares de pessoas unindo milhões de corações em uma só paixão, o futebol.

Nesse período tudo para, bandeiras para todos os lados, pessoas gritando "Brasil!". Na TV não se fala em outra coisa, rádios tocam musicas feitas para a copa, mas até onde esse patriotismo, esse “orgulho” é verdadeiro? Por que nas outras fases do ano isso não acontece? Chega a ser hipocrisia. Por que ao invés de todos se reunirem em prol do futebol não se reúnem para acabar com a fome no Brasil ou no mundo, não se reúnem para tirar as crianças das ruas, para dar educação de qualidade ou para acabar com as drogas que só tende a aumentar dia após dia.

Essa alienação da população causada pelo futebol não é recente. O presidente Emílio Médici utilizou, em seu governo, o patriotismo adquirido pelo sucesso do Brasil na copa de 70 para amenizar a oposição. Criou propagandas políticas como: "Brasil, ame ou deixe-o" enquanto centenas de pessoas eram torturadas violentamente. A euforia provocada pelo futebol ofuscou, em parte, a ação do governo, que mais tarde foi considerado o mais repressivo de toda a ditadura.

Dessa forma, não há dúvidas que o amor dos brasileiros pelo futebol seja grande e bonito, porém é necessário que isso seja levado para fora do futebol e que toda essa união se reflita em coisas boas para a nação e que não continue como está, uma total falta de interesse ou atenção, esperamos que no futuro isso possa mudar e que a sociedade consiga assistir a um jogo sem deixar de ver o que está acontecendo ao seu redor.


Obs.Em 2014 vai ser bem pior a copa será sediada pelo Brasil, se em outros países a festa já toma conta do Brasil imagine aqui em nossa casa. Se você tem vontade de fazer algo errado e não sabe qual o melhor momento para fazer isso eu sugiro uma data, 2014, todos vão estar cegos vendo os jogos na TV e soprando as Vuvuzelas.

Nenhum comentário: