Páginas

Marcadores

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Depressão, a Doença do Futuro

Muito se debate hoje em dia referente à Depressão, ela é uma das doenças mais antigas da humanidade. Desde tempos remotos, já na Bíblia são citadas passagens onde se detecta a profunda depressão do ser humano. É no livro de Jó, em resposta ao primeiro discurso que diz assim: “Quando me deito digo, quando chegará o dia? E ao que me levanto, quando chegará a noite e até noite me farto de angústia”. Percebemos então que essa queixa de depressão vem desde o começo da humanidade.

Atualmente, observa-se que a população está cada vez mais depressiva, cada vez mais estressada, em meio a tantos acontecimentos deprimentes é difícil manter o controle emocional e não deixar que essas pequenas coisas te afetem, coisas como a pressão no trabalho, o relacionamento amoroso não estar indo bem, uma simples trombada com uma pessoa na rua pode estragar o seu dia e fazer com que você fique mal humorado o resto da semana.

A dor da depressão é nitidamente expressada nas faces daqueles que se encontram mergulhados neste profundo mal do século. Um de seus sintomas é que sair da cama e levantar-se pela manhã é um sacrifício enorme para ele (a), que resiste em enfrentar o dia, o pessimismo forte fica ainda mais latente neste horário, a insônia é fiel companheira do depressivo. Às vezes ele pode até dormir um pouco, mas a qualidade do sono é tão ruim que se acorda com a sensação de não ter repousado nada, os pesadelos são frequentes. É comum o choro compulsivo, sem causa aparente, mas também há quem não derrama uma lágrima sequer, o que provoca maior ansiedade, a sensação diária é de desilusão com a vida, o isolamento do convívio social e mesmo familiar é feito pela maioria dos depressivos, a sensibilidade a contatos pessoais e físicos fica aguçada, a irritabilidade se manifesta com força, a perda de apetite leva a perda de peso e em consequência a uma baixa imunidade, existem as que apresentam náuseas, vômitos, dores físicas, palpitações que nenhum exame consegue detectar a causa, a perda do apetite social também se torna evidente. O futuro é negro e sem perspectivas. Os pensamentos suicidas tomam conta da mente do depressivo. 

Contudo, a Depressão é um mal que atinge cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil, se você tem algum sintoma de depressão não ignore não finja que não é com você, não tenha vergonha de passar com um psicólogo, ele é um profissional sério que pode e certamente vai te ajudar, não tente vencer a depressão sozinho, quanto mais pessoas ao seu redor melhor para você, busque sempre fazer as coisas que te dão prazer, fique com seus amigos, não evite as pessoas e por fim. Seja Feliz!

Nenhum comentário: