Páginas

Marcadores

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ENEM 2010

Com a finalidade de medir a qualidade geral do ensino médio, o ENEM é uma importante prova, que agora está sendo utilizada para servir de acesso ao ensino superior. Ele foi criado em 1998 pelo ministério da Educação, é o maior exame do Brasil, e pode até ser chamado de a maior tortura do Brasil, onde 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país, são torturados anualmente.

Falar de ENEM sem falar nos últimos escândalos é praticamente impossível, para se medir a qualidade é necessário que se tenha o mínimo de qualidade possível, infelizmente o ENEM vem se mostrando cada vez mais deficiente. Em 2009 houve o vazamento da prova, onde um "espertinho" a roubou de dentro da gráfica; agora em 2010 o ENEM ratificou mais ainda a ideia de que não tem competência para medir a qualidade do ensino médio, as provas que foram aplicadas estavam completamente fora de ordem, sem falar na falta de segurança que mais uma vez se fez presente, onde um jornalista vazou o tema da redação durante a prova.

É inaceitável que uma prova deste calibre, dessa importância, seja ignorada, o ENEM é uma das provas mais importantes do país e mesmo assim não é levado a sério pelos responsáveis por essa mancha que a cada dia vai se agravando e sujando ainda mais a imagem do ENEM.

Portanto, já é hora de darmos atenção ao que realmente importa, se nem eles “os responsáveis” pela medição do ensino médio no Brasil, não estão conseguindo o fazer, quem poderá fazer essa medição. O que podemos esperar da juventude que já está crescendo vendo um péssimo exemplo de falta de qualidade como este. São essas as perguntas que ficam rondando minha cabeça.

Obs. O exame do ENEM tem 180 questões de múltipla escolha mais a redação, são 10 horas de provas divididas em 02 longos e torturantes dias. Eu infelizmente passei por essa experiência, e digo pra vocês não é nada boa, é uma tortura a nossa mente. Esse exame deveria ser melhor aplicado, ficar quase 10 horas respondendo à questões diversas realmente é uma tortura ou para alguns uma grande oportunidade de ganhar uma bolsa e entrar em uma faculdade.

Nenhum comentário: