Páginas

Marcadores

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

Muito se debate hoje em dia acerca do trabalho na construção da dignidade humana, o trabalho sempre se fez presente na vida de todos. A maioria das pessoas cresce vendo seus pais trabalhando, seja onde for. Como os psicólogos afirmam, as crianças tendem sempre a repetir determinados comportamentos dos pais, esse não seria diferente e desta forma se consolida uma realidade social.

Outrora a maioria dos empregadores, grupo formado pelas classes mais elitizadas da sociedade, tinha uma concepção de que o funcionário era uma mera ferramenta utilizada para auferir lucro. Esta visão empresarial mudou drasticamente com o passar dos tempos. Hoje tem-se dado cada vez mais atenção ao ambiente de trabalho, assim como a dignidade da pessoa humana. Grupos sociais se formaram em prol da garantia de direitos e os mesmos se multiplicaram em uma grande teia de obrigações e restrições impostas às empresas.

Isso favoreceu a construção de valores e possibilitou a incorporação do empregado à empresa em um processo em que tornam-se apenas um. O trabalho passou a ser a segunda casa das pessoas e desta forma, nesta nova empreitada, a produção subiu e consequentemente o lucro. Como resultado, há além do funcionamento natural da empresa a construção de valores antes ignorados. 

O trabalho dignifica o homem. Sim, sem dúvidas. Quando se está trabalhando, sua mente começa a viajar pelo mundo encantado dos sonhos, você começa a ter planos e principalmente a pensar no melhor para você, com isso constroi-se a dignidade, o respeito ao próximo e princialmente a convivência com as outras pessoas. Você não vai querer ir contra tudo o que conquistou ou contra todos ao seu redor quando uma oportunidade obscura bater à porta.

Com base no que foi mencionado, o trabalho não é o principal responsável pela construção da dignidade humana e sim mais uma ferramenta que influencia na evolução da dignidade, que impõe de uma forma peculiar essa dignidade, pelas regras e normas a serem seguidas dentro das empresas. Talvez por isso as mães e os pais tenham tanto orgulho em ver seus filhos trabalhando e estudando. Quando um filho começa a trabalhar ele começa a ser visto como responsável, começa a ganhar o respeito pelos outros e começa a ser visto como adulto.


Obs. Esse foi o tema do ENEM deste ano( 2010 ) enviado pelo leitor, Jarson Barbosa. Obrigado!

Nenhum comentário: