Páginas

Marcadores

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Eu Existo?

Antes de mais nada quero deixar bem claro que para discutirmos a existência teríamos que usar argumentos de não existência e isso seria um absurdo. Temos que aceitar a existência como ela é. Se você propuser algo acima e além da existência, terá que fazer isso recorrendo a algo além do existencial, além do real. E para fazer isso tem que se livrar da razão, negar provas, definições, argumentos lógicos, etc...Terá que dizer: “Tenho fé e isso basta”. Isso é um apelo total ao irracional, pois negar a razão é apelar para o irracional.(Para entender melhor, saiba o que é verdade clique aqui ).

Eu posso até existir, mas a Lady Gaga não sabe que eu existo, para ela de fato eu não existo e para milhares e até bilhões de pessoa eu ainda não existo... Hum, mas então eu não existo! Mas como eu estou aqui agora? “Penso, logo existo” René Descartes. O fato de estar pensando se existo ou não, me torna real e me faz existir? Hum... Então a existência é importante apenas para quem a percebe?

Mas se apenas quem pensa existe, uma pedra não pensa, ela existe? Sim. Porque nós acreditamos que ela existe, mesmo que ela não saiba que existe. E se de repente acordarmos no meio da noite e percebemos que nada disso foi real e que tudo não passava de um sonho, como no filme Matrix, estamos imaginando tudo isso e nossos corpos físicos estão em uma outra dimensão, no mundo real... Já imaginou como seria isso. Sabemos que uma estrela quando explode leva bilhões de anos para chegar a imagem de sua explosão até aqui, o que nos diz que tudo isso que vivemos não aconteceu há bilhões de anos e só estamos vivenciando agora? Sob a perspectiva de quem está do outro lado é exatamente isso.

Bom agora eu acho que é hora de responder a pergunta: Eu existo porque penso... ou penso porque existo? Ah sei-lá só sei que estou aqui não é? Escrevendo esse texto, então eu existo... Eu acho... Mas eu conheço pessoas que não pensam sobre a existência, será que elas existem ou para elas mesmas elas não existem por não pensarem sobre isso... Hum... Bom para finalizar acho melhor eu dizer: Eu existo! Num mundo irreal.

Obs. Essa foi uma grande brincadeira em relação a existência, em um bate papo informal surgiu essa questão ai resolvi colocar um pouco de humor para deixar menos sério. Esse é mais um dos pensamentos loucos que tenho, acredita.
E você, existe ?

Nenhum comentário: