Páginas

Marcadores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Egoísmo

É praticamente impossível pensar em egoísmo e não pensar em algo ruim, porque a maioria das pessoas que são egocêntricas são tidas como insensíveis e de certa forma não é tida como uma "pessoa". Mas não é bem assim, o egoísmo existe há tempos e não é de hoje que pensamos em nós mesmos, o que de fato é mais do que importante, chega a ser cultural, afinal os animais vivem na natureza e se eles não usassem do egoísmo não sobreviveriam esse é só um exemplo de egoísmo “bom” se é que existe um ruim.

Mas pensar em egoismo, aquele que nos faz querer que os outros passem pelas mesmas experiências ruins que nós, apenas para ter um certo conforto ou para não se sentir só, mesmo que muito comum quase que inevitável, poucos percebem, toda vez que estamos em uma situação difícil em nossas vidas como uma desilusão amorosa ou uma traição buscamos amparo com pessoas que passaram pelo mesmo problema, é o mesmo que um pombo defecar em sua roupa limpinha (você fica puto da vida, claro) ai torce para que o mesmo aconteça com outras pessoas, só para não ser o único.

O egoísmo negro, se é que assim poderia ser chamado, não é bem uma verdade. Fazemos tudo aquilo que fomos programados para fazer, até mesmo coisas que não percebemos, coisas que acontecem sublinearmente e mesmo que saibamos, que tenhamos conhecimento do seu fluxo não poderíamos, nem se quiséssemos, alterar sua programação.

De fato, não podemos descriminar o egoísmo porém não podemos cultiva-lo, no mais e no menos essa é uma questão que poucos param para refletir ou ao menos enxergar. Para a maioria, o egoísmo se resume em só pensar em si mesmo e mais nada, mas sabemos que não é só isso.

Nenhum comentário: