Páginas

Marcadores

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Por que Somos Curiosos?

Você já parou para prestar atenção no que acontece quando abrimos um livro ou revista dentro do trem -cheio- todos os olhos que até então não tinham foco se voltam para sua leitura, mas não é apenas no trem que temos situações desse tipo também quando comentamos com alguém que temos algo para falar, importante ou não, a pessoa fica aos prantos para saber do que se trata. É ai que se caracteriza a curiosidade, essa ânsia pelo saber.

Uma realidade é que a curiosidade não é algo apenas dos seres humanos e se reflete no comportamento dos animais, de todas as espécies, seja como for eles não perdem a oportunidade de curiar, talvez sejam até mais curiosos que nós, seres humanos(Animais racionais).

Bom... A questão ainda não foi respondida “Porque somos curiosos?” Para responder a essa indagação é necessário ir a fundo não só no aspecto comportamental, mas na filosofia que há nessa questão. Em forma de síntese somos curiosos porque estamos sempre em busca de respostas(O que, ainda, não responde a questão) respostas nos dão conforto, quando estamos aflitos em uma questão ao chegar a conclusão, ao encontrar a resposta à pergunta, ficamos em um estado de calmaria, com uma sensação de alívio e até mesmo de alegria é o mesmo que tentar lembrar de algo e subitamente lembrar.

Bom só podemos concluir que somos curiosos porque perguntar leva à resposta que leva ao conforto que leva à alegria. Então perguntar está ligado à felicidade...

Nenhum comentário: