Páginas

Marcadores

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sociedade das Cavernas

Um perfeito caos se estabeleceu na cidade de SP nesta quinta (29/03/12) mais especificamente no setor de transporte público; a CPTM (a melhor empresa de transporte público do mundo #SQN) teve falhas em seu sistema por motivos elétricos desconhecidos . O fato é que muitos reclamaram e a maioria sofreu.

Até ai tudo parece normal, não fosse por aqueles que não merecem ser mencionados, que se infiltram em um rebanho limpo disseminando suas putrefações. A cola social, termo utilizado em psicologia, é a explicação mais plausível; mas não justifica. Por que tanta violência.

O mal da sociedade contemporânea e principalmente futura, dizem, ser a depressão; porém eu digo que o mal da sociedade é a ansiedade, seja no trânsito, ao caminhar nas ruas, quando não estamos fazendo nada... enfim. Mesmo que sem um grande objetivo buscamos e estamos sempre correndo, a ansiedade pode ser identificada claramente nas pessoas: Na forma de falar, na forma de andar e a maioria (para não generalizar) dos fumantes, fumam por ansiedade.

O resultado disso é bem claro na medida em que todos vão ficando cada vez mais estressados e cada vez mais nervosos. Tudo isso arraigado ao fator genético e uma cultura extremamente egocêntrica, machista e principalmente violenta resulta no que estamos vivendo, às vezes por coincidência e às vezes em rinhas combinadas em estádios de futebol.

O futuro, na minha opinião, é bem sombrio e negro. Cada vez mais vamos ficar ansiosos, nervosos e impacientes. (Algumas crianças já sofrem de TDAH). Um único conflito gera uma série de outros, se não for tratado. Quantos fazem um acompanhamento psicológico no meio em que vivemos? Poucos, quase que insignificantes, perto dos que precisam. Mas ainda estamos falando de uma sociedade que acredita que só louco vai ao psicólogo, algo tão arcaico não vai mudar tão rápido.

Nenhum comentário: